Nota de Pesar: um professor e cineasta que norteou seu trabalho pela justiça social

“Sou aposentado, mas continuo professor de corpo e alma, sempre lutando ao lado do Sinpro-Rio” (Silvio Tendler, em 31 de maio de 2023, quando o Sinpro-Rio completava 92 anos de existência)

 

É com imensa tristeza que o Sinpro-Rio se perfila ao lado do mundo, da cultura e da política em busca da justiça social, em razão da morte do cineasta e professor Silvio Tendler.

Silvio, que sempre pautou seu trabalho como cineasta na crítica ao capitalismo e pela democracia social, teve o Sinpro-Rio como parceiro na produção “O Futuro é Nosso”, em 2023.

Sobre o filme que traça um retrato da luta histórica sindical, o cineasta comentou: “Por ser um otimista crônico, entendendo que os sindicatos sempre saem vitoriosos das crises, como se deu em plena pandemia com um governo de extrema direita, que visou o desmantelamento do movimento sindical. A classe trabalhadora sempre existirá e resistirá.”

Silvio Tendler produziu e dirigiu mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, além de 12 séries. Dentre os seus trabalhos, realizou premiados documentários sobre Jango (João Goulart) e JK (Juscelino Kubitschek).

 

Matéria sobre o lançamento do filme “O futuro é Nosso”

https://www.sinpro-rio.org.br/principal/o-futuro-e-nosso-um-filme-de-silvio-tendler-em-parceria-com-o-sinpro-rio/

 

CAMPANHA “DIGNIDADE NA EDUCAÇÃO – RESPEITE @ PROFESSOR/A!” – 27/07/20 – Depoimento Silvio Tendler sobre a professora de sua vida.

https://www.youtube.com/watch?v=fAm4dYut_08


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 05/09/2025 às 12:58 dentro da(s) categoria(s): Cultural, Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar