Filosof ia e Música - Nietzsche e Wagner

Sindicalizado e dependente: R$ 64
Não sindicalizado: R$ 128
Associado de outra entidade de professor ou professor maior de 60 anos: R$ 88

Objetivos: Traçar uma relação entre o drama lírico de Wagner e as ideias filosóficas de Nietzsche, suas convergências e suas rupturas dentro do panorama artístico e filosófico do romantismo alemão do século XIX. Observar, ainda, as influências filosóficas de Schoppenhauer e a herança deixada para a música e a filosofia.

Conteúdos:
A herança da filosofia de Schoppenhauer no drama wagneriano. O mito e o romantismo na ópera de Wagner. A Música do Futuro e a crise da filosofia. A filosofia de Nietzsche e a tragédia grega. Nietzsche e a ópera – as convergências e rupturas com a música e o drama wagneriano. O legado de Nietzsche e de Wagner.

Marcelo da Rocha Silveira – Mestre em Filosofia e Doutor em Teoria, História e Crítica da Arquitetura. Professor da Escola de Belas Artes/UFRJ.